Cap. 1: Deus Existe? — Parte 4 de 4

5
Diante de tudo isto, podemos afirmar que o ser humano jamais poderá compreender totalmente as razões de Deus. O máximo que poderá alcançar em termos de entendimento sobre os aspectos que lhe parecem loucura e absurdo escritos na Bíblia resume-se apenas no que a Bíblia diz em algumas de suas passagens, deixando bem claro que nem tudo pode ser revelado, e que alguns esclarecimentos ele poderá obter somente com o tempo e estudo bíblico, isto porque o ser humano não tem capacidade para absorver (entender) tudo de uma só vez. A um bebê, não se pode dar comida sólida. Dá-se leite; e o iniciante no estudo bíblico ou mesmo o leigo não é mais que um recém-nascido.
Resta então ao ateu que caminho? Resta a ele o caminho da constatação pelos efeitos. Da mesma forma que ele, o ateu, acredita que a eletricidade, que ele não vê, está presente num cabo elétrico, porque é por efeito de sua presença que a lâmpada acende; da mesma forma que ele acredita que o vento existe por causa dos efeitos danosos de um furacão, embora o vento lhe seja invisível; do mesmo modo que, mesmo sem ver o calor, ele crê na sua existência, visto o efeito dele na sudorese; igualmente ele há de acreditar na existência de Deus, por causa dos efeitos da Sua presença. E como é que o ateu poderá ver ou sentir esses efeitos da presença de Deus? Muito simples: dando a Ele a chance de mostrar os Seus efeitos. E como é que essa chance poderá ser dada a Deus? Por várias formas, e veremos sobre isso daqui a pouco, mas já posso adiantar que só o fato de consumir tempo na leitura desta obra, ou mesmo de qualquer outra que se proponha a dissertar sobre o Criador Supremo, isto já constitui uma chance que está sendo dada a Deus, para que Ele mostre, ao descrente, os efeitos da Sua Presença, tal como aconteceu comigo e com milhões de outras pessoas.
Se tu, meu irmão ateu, queres mesmo dar essa chance a Deus, considera, ainda que por mera hipótese, que Deus existe e, a partir daí, conversa com Ele, assim como quem conversa com um amigo. Sim, eu sei que essa conversa será apenas um monólogo, mas creia que Ele estará te ouvindo. Propõe-te segui-Lo por algum tempo, dispondo-te a ler a Sua Palavra (a Bíblia); pede que te mostre uma igreja, um templo onde possas reunir-te com os que creem nEle e, dentre estes, busca pelos  que podem esclarecer certos aspectos que te pareçam de difícil entendimento.
Todavia, se estas sugestões não lhe agradam, considera que, para alcançares qualquer objetivo, ainda que este seja o de municiar-se de elementos para combater a crença em Deus, há que se dá o primeiro passo, e a oportunidade para essa primeira passada está aqui na forma de um desafio, desafio este que dá título a este livro, e cujos detalhes encontrarás no capítulo que se segue, intitulado “O Porquê desta Obra”.
5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite abaixo a sua mensagem para o autor ANSELMO CORDEIRO DE OLIVEIRA, pseudônimo literário NET 7 MARES. Caso queira resposta, assine com o seu endereço de e-mail. O seu texto e endereço de e-mail serão lidos pelo autor, mas, para evitar que o BLOGGER publique automaticamente o seu endereço de e-mail no blog, o seu texto não será aprovado, mas você receberá resposta.